quinta-feira, 1 de março de 2012

Contextualizando a mudança da teoria à prática


SegundoPerrenoud (2000) "Mais do que ensinar, é fazer aprender". Nesse pressuposto, concordo com a colocação do Prof. Ladislaw Dowbor quando, em sua entrevista diz que a educação futura e já deve atura de forma inteligente e que o professor tem a obrigação de conhecer as diversas alternativas de ensino que estão sendo oferecidas para poder criar situação nas quais os alunos aprenderão a transformar informações em conhecimentos. Mas, pensando bem, isso é óbvio. Só que há um problema, o professor não conseguirá sozinho. Para tanto, a escola deve, urgentemente, repensar o seu papel juntamente com esse educador, pois ainda o professor de sala de aula tem muito que aprender para posteriormente usar de estratégias capazes de tornar seu alunado autor do seu próprio conhecimento. O uso das TICs pode ser uma potente alternativa de ensino-aprendizagem, pois o aluno atual precisa encontrar sentido naquilo que está sendo proposto durante esse processo na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário