quinta-feira, 1 de março de 2012

Ensinando e aprendendo com multimídias Módulo 4

Existem vários repositórios de objetos multimídias para a educação. Um deles é o portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br, que contém animações, imagens, áudio, vídeos, hipertextos e muito mais para que o professor possa utilizar em sala de aula.
O youtube é outro grande depositório de vídeos www.youtube.com.br, nele podemos encontrar vários tipos de vídeos. Só temos que saber selecionar os vídeos adequados para sla de aula e em contexto com o conteúdo a ser estudado, uma vez que muitos não são apropriados.
Um outro espaço onde encontraremos objetos multimídias e a Rede Internacional de Objetos Digitais - o riverd - http://rived.mec.br, essa página oferece simulações e animaçoes para todas as disciplinas, principalmente para o Ensino Médio.

Contextualizando a mudança da teoria à prática


SegundoPerrenoud (2000) "Mais do que ensinar, é fazer aprender". Nesse pressuposto, concordo com a colocação do Prof. Ladislaw Dowbor quando, em sua entrevista diz que a educação futura e já deve atura de forma inteligente e que o professor tem a obrigação de conhecer as diversas alternativas de ensino que estão sendo oferecidas para poder criar situação nas quais os alunos aprenderão a transformar informações em conhecimentos. Mas, pensando bem, isso é óbvio. Só que há um problema, o professor não conseguirá sozinho. Para tanto, a escola deve, urgentemente, repensar o seu papel juntamente com esse educador, pois ainda o professor de sala de aula tem muito que aprender para posteriormente usar de estratégias capazes de tornar seu alunado autor do seu próprio conhecimento. O uso das TICs pode ser uma potente alternativa de ensino-aprendizagem, pois o aluno atual precisa encontrar sentido naquilo que está sendo proposto durante esse processo na sala de aula.

Conceito de currículo: processo de integração de tecnologias ao currículo

O currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos” (César Coll. Nesse contexto, as tecnologias, hoje, são recursos indispensáveis na implementação do currículo, portanto, são meios de comunicação e expressão do pensamento, por meio da incorporação de diferentes hipertextos  como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc.  E sem mencionar que se trata de um forte atrativo para os jovens de hoje. Entende-se que a relação entre currículo e tecnologia se estabelece para além desses meios. Sendo assim, o  bom desenvolvimento do currículo, no contexto escolar, implica no uso das novas tecnologias, como construção social, política e histórica. Seja por meio de elaboração de projetos o que torna a aprendizagem mais real e significativa, ou por meio de simples atividades escolares, desde que sejam elaboradas e executadas com a participação de todos os atores do processo educativo.