Existem vários repositórios de objetos multimídias para a educação. Um deles é o portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br, que contém animações, imagens, áudio, vídeos, hipertextos e muito mais para que o professor possa utilizar em sala de aula.
O youtube é outro grande depositório de vídeos www.youtube.com.br, nele podemos encontrar vários tipos de vídeos. Só temos que saber selecionar os vídeos adequados para sla de aula e em contexto com o conteúdo a ser estudado, uma vez que muitos não são apropriados.
Um outro espaço onde encontraremos objetos multimídias e a Rede Internacional de Objetos Digitais - o riverd - http://rived.mec.br, essa página oferece simulações e animaçoes para todas as disciplinas, principalmente para o Ensino Médio.
O mundo hoje, oferece muitos atrativos para o público infantil e adolescentes por isso a escola, que é vista como uma obrigação, deve criar uma forma atrativa para ensinar, para pelo menos achar que está competindo com esse poderoso meio de interatividade.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Contextualizando a mudança da teoria à prática
SegundoPerrenoud (2000)
"Mais do que ensinar, é fazer aprender". Nesse pressuposto, concordo
com a colocação do Prof. Ladislaw Dowbor quando, em sua entrevista diz que a
educação futura e já deve atura de forma inteligente e que o professor tem a
obrigação de conhecer as diversas alternativas de ensino que estão sendo
oferecidas para poder criar situação nas quais os alunos aprenderão a
transformar informações em conhecimentos. Mas, pensando bem, isso é óbvio.
Só que há um problema, o professor não conseguirá sozinho. Para tanto, a escola
deve, urgentemente, repensar o seu papel juntamente com esse educador, pois
ainda o professor de sala de aula tem muito que aprender para posteriormente
usar de estratégias capazes de tornar seu alunado autor do seu próprio
conhecimento. O uso das TICs pode ser uma potente alternativa de
ensino-aprendizagem, pois o aluno atual precisa encontrar sentido naquilo que
está sendo proposto durante esse processo na sala de aula.
Conceito
de currículo: processo de integração de tecnologias ao currículo
O currículo
pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas
possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e
conteúdos” (César Coll. Nesse contexto, as tecnologias, hoje, são recursos
indispensáveis na implementação do currículo, portanto, são meios de
comunicação e expressão do pensamento, por meio da incorporação de diferentes hipertextos
como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc. E
sem mencionar que se trata de um forte atrativo para os jovens de hoje.
Entende-se que a relação entre currículo e tecnologia se estabelece para além desses
meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo, no contexto escolar,
implica no uso das novas tecnologias, como construção social, política e
histórica. Seja por meio de elaboração de projetos o que torna a aprendizagem
mais real e significativa, ou por meio de simples atividades escolares, desde
que sejam elaboradas e executadas com a participação de todos os atores do
processo educativo.
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